Calorimetria (Resumo)

19 de setembro de 2010

Vamos lá...

Calorimetria é a área da física que estuda o calor. A transferência de calor entre dois ou mais corpos pode ocorrer de três formas:

Condução: geralmente ocorre em materiais sólidos. O calor se propaga por condução ao longo de um corpo por meio da agitação dos átomos e moléculas que o compõem, sem que haja transporte dessas partículas.


Convecção: é um processo em que a energia térmica (calor) é propagada mediante o transporte de matéria, ocorrendo, portanto, deslocamento de partículas. Assim, acontecem em líquidos e gases.


Irradiação: Ao contrário da condução e da convecção térmicas, a irradiação não necessita de um meio material para ocorrer. É a única forma de transferência de calor que acontece no vácuo.





Capacidade Térmica: é uma grandeza física que define a variação térmica de um corpo ao receber certa quantidade de calor. Quanto mais elevada for a capacidade térmica de um corpo, maior será a quantidade de calor que ele precisa receber para que sua temperatura se eleve. A capacidade térmica (C) de um corpo é calculada assim: C= ΔQ/ΔT, onde ΔQé a quantidade de calor fornecida ou recebida e ΔT, a variação de temperatura.


Calor específico: é a capacidade térmica por unidade de massa, ou seja, cada material tem seu calor específico independente da massa. Pode ser calculado por c= C/m.


Calor sensível: é a quantidade de energia térmica de uma substância qalquer deve perder ou receber para que ocorra variação de sua temperatura. Matematicamente: Q= m.c.ΔT.


Calor latente: é a quantidade de energia térmica (calor) que uma unidade de massa de uma substância qualquer deve perder ou ganhar para que ela mude de estado físico. Ou ainda: Q= m.L --> L= Q/m.


Princípio geral das trocas de calor: diz que, se dois ou mais corpos trocam calor entre si, a soma algébrica das quantidades de calor trocadas por eles, até o estabelecimento do equilíbrio térmico, é nula.

Adaptado de: Curso preparatório ENEM 2010, volume 15, editora Abril.

3 comentários:

Unknown disse...

o professora por favor faça a prova facil né by ;janinha te ador..

Professora Elen disse...

já tá feita e tá muito facinha!!! ;-) kk

isabella disse...

sera que ta facil mesmo?