Uma grande DESCOBERTA!!!

17 de dezembro de 2008

Chegamos ao fim do 4º seminário TONOMUNDO!
Nesses seminários a troca de experiências é muito grande e proveitosa e com esse não foi diferente. Mas umas das experiências apresentadas chamou muito minha atenção, simplesmente por ser ligada as Ciências.
Um grupo de Jovens estudantes Fábio, Kleyton, Emerson e Geórgia da Escola Devaldo Borges - Gravatá/PE, fizeram uma grande descoberta: Um BIOFORMICIDA.
Tudo começou com um projeto chamado experimentoteca, no qual vários estudantes estavam produzindo perfumes, sabonetes e essências, porém surgiu um problema, como as essências são adocicadas começou a atrair formigas para o laboratório de química. Eles queriam fazer um formicida que não prejudicasse as essências, alimentos e muito menos o meio ambiente.
Pesquisaram sobre formigas: alimentação, costumes, fisiologia e anatomia, e eis que surge a surpresa junto com a descoberta!!! Encontraram alguns alimentos que formigas gostavam e que juntos causavam um bloqueio na respiração traqueal das mesmas e daí surgiu o bioformicida que é totalmente natural!
Os alunos participaram do Ciência Jovem, uma feira de ciências que acontece no Espaço Ciência - PE, no qual conseguiram o 1º lugar na categoria Desenvolvimento Tecnológico, e se classificando para a etapa Nacional que irá acontecer em Porto Alegre - RS em 2009.
Vamos lá Pessoal!!! Queremos ver vocês no topo!

4º Seminário TONOMUNDO - Gravatá/ PE

15 de dezembro de 2008




Estamos aqui na capacitação do Projeto OI TONOMUNDO, interagindo com escolas de todo Estado de Pernambuco, vai aí uma pequena amostra dos trabalhos!!!

Somos da Escola Pe. Nicolau Pimentel - Limoeiro - PE

O Início de Tudo!

14 de dezembro de 2008


Tudo começa com essa pequena maravilha da VIDA: A CÉLULA.

Todo ser vivo é formado por essa máquina em miniatura fantástica, a qual com suas funções torna nós Seres Vivos, simplesmente VIVOS!

Neste blog viajaremos sempre que pudermos no mundo da biologia, conhecendo novidades e avanços da VIDA.